Blog
Perguntas e respostas sobre temas que afetam a Competitividade das Empresas
- 14 de julho de 2016
- Posted by: Luiz Bersou
- Category: Gestão de Negócios
Nos trabalhos que estamos desenvolvendo pelo Portal – www.portalcompetitividade.com, selecionamos 10 temas de natureza estratégica cuja soma de efeitos diretamente ou em cascata afetam de forma importante a competitividade das empresas e a competitividade do Brasil.
Esses 10 grandes temas já se apresentam em 80 fatores de competitividade, que dentro de uma visão estratégica precisam ser considerados em conjunto, pois eles agem em conjunto e os seus efeitos são potencializados por essa mescla, gerando a enorme dificuldade de visão das causas raízes que estão diretamente relacionadas ao tema competitividade.
O programa de trabalho a ser desenvolvido considera atacar fortemente alguns desses temas para que contribuições à competitividade das empresas fiquem rapidamente disponíveis para o empresariado.
Nesse momento os temas 1 – Competitividade – O que é – Sabemos o que queremos, 3 – O país está organizado para ser competitivo, estão sendo objeto de grupos de trabalho. A Carta de Diretrizes que organiza a forma do trabalho já foi apresentada e agora está sendo submetida a sugestões para a sua melhoria em temos de visão do todo e didática.
No presente texto iniciamos a abordagem do tema 4 – Competitividade, Velocidade e Metodologias de Gestão no Mundo Complexo. Peço a atenção para a expressão Velocidade que compõe o título.
O tema 4 considera a questão competitividade internamente à empresa e sua capacidade de relacionamento por mecanismos de gestão com a cadeia produtiva na qual está inserida.
Perguntas e respostas sobre temas que afetam a competitividade das empresas
Estamos colocando no presente texto apenas 10 perguntas. No todo são mais de 100 perguntas que terão que ter suas respostas para produzir mais competitividade nas empresas.
Essas perguntas e respostas futuras consideram que a empresa tem o Modelo de Análise adequado para a interpretação e definição do equilíbrio da condução estratégica da empresa com a condução operacional.
Nosso objetivo aqui é somente o de alimentar o debate dos atores presentes no Portal Competitividade.
- Como a Teoria das Restrições de Eliyahu Goldratt afeta a competitividade das empresas?
- Qual o grande gargalo geral nacional que precisa ser enfrentado, pois afeta todas as empresas?
- O que recomenda a Teoria das Restrições como atuação em relação a gargalos?
- O que realmente age como fator de morte súbita derrubando tantas empresas?
- Ainda considerando a Teoria das Restrições e o grande gargalo nacional, qual a verdadeira e única variável a ser considerada de dimensão da empresa nacional que opera no Brasil?
- Na transição do mundo da monotonia, lento, para o mundo da complexidade, altamente veloz, qual é a ferramenta de planejamento e comando que substitui o organograma e quais são suas necessidades e efeitos agindo diretamente no ciclo econômico da empresa?
- Falando de organograma e estrutura organizacional e mundo complexo, por que uma grande empresa nacional que tinha margem negativa de 20% no mercado privado nacional passou a ter margem positiva de mais 40%? Salto de 60%!
- Qual o sentido do fundamento auto gestão em todas as equipes no mundo do complexo?
- No mundo do complexo onde os mecanismos de comando e resposta ao comando não funcionam, não importando muitas vezes a qualidade das lideranças presentes, pois eles não geram respostas imediatas coerentes com as velocidades desse mesmo mundo complexo, como construir a auto gestão nas equipes?
- Como entram os fundamentos do Planejamento Operacional em Grupos Operativos nessa questão?
- Dentro do modelo Ketan, quais são os fundamentos e princípios que vão permitir a existência e funcionalidade prática da auto gestão e construção do poder de realização?
- Os modelos de gestão e propostas estratégicas baseadas em economia de escala e crescer para lucrar funcionam no Brasil? Por qual razão tantas mortes de empresas?
- Qual a alternativa de base que previne a morte de tantas empresas?
- Por que uma empresa que faturava por ano 500 milhões de dólares no Brasil precisava de 28 pessoas para atuar na Administração e BackOffice no Brasil e uma empresa de atuação muito mais complexa, capital fechado, com o mesmo faturamento, sediada em Grenoble na França precisava de apenas 2 pessoas?
- Por que uma grande empresa americana de capital fechado, sediada em Indianápolis, estado de Indiana nos Estados Unidos, precisava de apenas uma pessoa para cuidar da contabilidade?
- Trabalhamos sempre para melhorar a condição competitiva das empresas buscando eliminar custos fixos.
- No mundo complexo, o custo fixo fica cada vez mais com características de custos variáveis. Qual o significado para a empresa trabalhar o conceito de velocidade do custo fixo?
- Por que uma empresa média de Rondônia que operava com custo fixo mensal de 1,8 milhões de reais tem melhor desempenho com um custo fixo de apenas 500 mil reais por mês, unicamente aplicando os fundamentos para aumentar a velocidade dos custos fixos?
- O que é mais importante na vida de uma empresa submetida ao gargalo capital?
- EBITDA?
- Fluidez Financeira?
- Como entra nessa questão o conceito de orçamento rolante particularmente adequado ao mundo do complexo?
- Qual o modelo de planejamento operacional mais eficaz e gerador de resultados que deve ser utilizado nas empresas que procuram mais competitividade no todo e uso mais racional do seu capital?
- A partir de que modelo de planejamento operacional uma empresa de Montes Claros em Minas Gerais incorporou mais de 100 milhões de reais no seu fluxo de caixa em cerca de 25 meses?
- A partir de que modelo de planejamento operacional uma empresa de Ribeirão Preto incorporou ao fluxo de caixa cerca de 40 milhões de reais em cerca de 24 meses?
- Por qual razão um hospital que tinha que cobrar 2.400 reais por um procedimento médico com resultado zero, pode evoluir para cobrar 1.500 reais com margem de 40%, isso acontecendo em menos de 3 meses?
- Dentro das mesmas visões de planejamento operacional, por que uma empresa de Diadema incorporou ao seu fluxo de caixa 27 milhões de reais em18 meses?
- Como o conceito de velocidade do ciclo econômico ajudou a produzir esses resultados?
- Entrando com os fundamentos de cadeias produtivas, onde as empresas encontram os maiores dificuldades?
- Como uma grande empresa nacional consegue competir com chineses por conta da visão conjunta e gestão conjunta da cadeia produtiva? Onde estamos errando?